Reumatologia

O médico reumatologista cuida de doenças que afetam o sistema locomotor envolvendo o esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, etc. As doenças podem ser de origem inflamatória, degenerativa, autoimune, genética, entre outras.

Artrose

A artrose é uma das doenças mais conhecidas entre as reumatológicas, porém esse especialista também indica tratamento adequado para fibromialgia, lúpus, esclerodermia psoríase articular e demais casos.

Os fatores genéticos, imunológicos e infecciosos são considerados as causas principais para o surgimento ou agravamento das doenças. Porém, existem diversos outros fatores relacionados ao desenvolvimento das doenças reumáticas, a saber:

 

  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • traumatismos;
  • estresse, ansiedade e depressão;
  • alterações climáticas bruscas.

É importante lembrar que essas doenças são mais comuns em adultos maduros, mas não se deve descartar a possibilidade de atingir pessoas de todas as idades. Apenas uma avaliação com o profissional pode diagnosticar o tratamento adequado.

Na IPDERMATOLOGIA é possível agendar uma avaliação com nossa médica reumatologista.

 

Entre em contato conosco e viva melhor, sem dor, com mais qualidade de vida!

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações, provocando inchaço, rigidez e dores nas juntas, podendo limitar a movimentação do dia a dia. O distúrbio costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos.


Se a inflamação crônica não for contida pode levar a deformações e chega a degenerar inclusive os ossos.


A artrite reumatoide é mais comum em mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos. Hoje se sabe que seus danos não se limitam às juntas. O estado de inflamação instaurado pelo distúrbio aumenta o risco de entupimento nas artérias e, consequentemente, infartos e AVCs, além de repercutir na saúde dos olhos, dos nervos e dos pulmões.

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica onde acontece a diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. As mudanças hormonais que acompanham a menopausa interferem de forma decisiva na perda e ganho de massa óssea. Isso porque há uma queda acentuada do estrogênio, hormônio importante na fixação do cálcio.


Essa doença geralmente não causa dor, mas aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos que provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura.
Visite regularmente um reumatologista para análise óssea e previna-se.

Lúpus

Uma das doenças tratadas pelo médico Reumatologista é o lúpus, também conhecido como lúpus eritematoso. É considerada uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, provocando inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.


É mais comum em mulheres jovens, entre os 14 e os 45 anos, e seus sintomas têm tendência a ir surgindo desde o nascimento. Porém, é comum que a doença só seja identificada vários anos depois dos primeiros sintomas, devido a uma crise de sintomas mais intensos após uma infecção, uso de algum medicamento ou, até, devido à exposição exagerada ao sol.


Embora o lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos, indicados pelo reumatologista, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, podendo ser indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores.


Fique atento aos sintomas abaixo:

 

  • Febre acima de 37,5ºC;
  • Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto e outros locais expostos ao sol;
  • Dor muscular e rigidez;
  • Dor e inchaço das articulações;
  • Queda de cabelo;
  • Sensibilidade à luz;
  • Cansaço excessivo.


Procure ajuda de um especialista para avaliação correta e acompanhamento no tratamento.

Fibromialgia

As causas da fibromialgia ainda são pouco esclarecidas, no entanto é mais comum de acontecer nas mulheres entres os 35 e os 50 anos, e existem algumas situações que podem piorar as dores, como o excesso de esforço físico, o estresse emocional, infecções, a exposição ao frio, distúrbios do sono ou traumatismos físicos.


O principal sintoma da fibromialgia é a dor no corpo, que costuma ser pior nas costas e no pescoço e que dura pelo menos 3 meses. Outros sintomas que costumam estar presentes na fibromialgia são:

 

  • Dor intensa ao toque, devido ao aumento da sensibilidade;
  • Cansaço frequente;
  • Alterações do sono;
  • Enrijecimento muscular, principalmente ao acordar;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Sensação de formigamento nas mãos e nos pés;
  • Sensação de pernas inquietas antes de dormir.

 

O tratamento para fibromialgia tem caráter de alivio dos sintomas, pois esta doença não tem cura. É sempre importante consultar um reumatologista, que poderá prescrever remédios analgésicos e relaxantes musculares para aliviar a dor.

Solicite contato